Palestrante

Klaus Kaiser Apolinario – Gerente do programa Blockchain Bradesco e Gerente dos projetos Blockchain Febraban, com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia e implementação de projetos transformacionais. Atuando no setor financeiro a 5 anos, foi responsável LATAM na implementação de programas regulatórios e transformacionais. Formado em Sistemas de informação pela UPPR, e especializado em gestão de projetos transformacionais pela ACN – Canada, já trabalhou em instituições como NZGov, Rabobank, O Boticário, Volvo, Coca-Cola e HSBC.


 

Luiz Gustavo da Silva Ferreira é executivo para desenvolvimento de
soluções para a indústria da IBM Brasil. Responsável por soluções aos clientes dos segmentos de Bens de Consumo e Varejo desenvolve projetos envolvendo novas tecnologias como cognitivas e blockchain, entre outras.
Com 24 anos de experiência na área de consultoria, participou de diversos projetos transformacionais abordando mudanças organizacionais, em processos e implementação de novas tecnologias.
Luiz Gustavo possui graduação em Mecânica Automobilística pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e Curso de Especialização em Administração para Graduados, pela FGV CEAG


 

Igor Freitas, superintendente de Arquitetura Enterprise do Itaú Unibanco e acumula 20 anos de experiência na área de tecnologia. No banco desde 2010, também atuou como Gerente de Sistemas, coordenando projetos de desenvolvimento de sistemas em vários segmentos. Anteriormente, trabalhou em outras empresas de tecnologia como a Open System Engineering, Quality Engineer e Bord Latin America/Micro Focus.
É graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Análise de Sistemas Orientadas por Objetos pela FASP e MBA em Gestão de Projetos pela FGV.


 

Vanessa da Rocha Santos Almeida é líder da Iniciativa Blockchain do
BNDES, uma das propostas ganhadoras do concurso de inovação aberta realizado na organização. É mestre em informática e pós-graduada em desenvolvimento econômico e social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com mais de 15 anos de experiência em projetos de tecnologia, foi uma das líderes do programa de transformação organizacional do BNDES. É participante da rede de liderança feminina brasileira na Universidade de Columbia. Sempre em versão beta, acredita que inovação e empreendedorismo vão transformar o Brasil.


 

Keiji Sakai,country head da R3, foi responsável pelo Programa de Integração da B3, empresa resultante da fusão entre a BM & F BOVESPA e a CETIP. Responsável pela definição e implementação das soluções tecnológicas para o manuseio de novos produtos, bem como dos sistemas corporativo e web da instituição. Também foi CIO e membro do Comitê de Gestão do JPMorgan Chase no país, responsável pela definição e execução de projetos estratégicos de TI no Brasil. Formado em Ciência da Computação pela Universidade de São Carlos, MBA pelo IBMC e Singularity University.


 

Fernando Barrueco, advogado Sócio da Perrotti e Barrueco Advogados
Associados e Legal Advisor da Bolsa de Moedas Virtuais Empresarias de São Paulo (BOMESP). Graduado e mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Digital, tendo participado como formador de opinião para o Marco Civil da Internet no Brasil. Prof. de Direito Internacional Público e Privado da PUC/SP e Unicsul/SP. É membro da ICANN e consultor de várias empresas em tecnologia. É autor do livro “Empresas Familiares – Aspectos Jurídicos e Estratégias Para Uma Boa Gestão” – Editora, Thomson-IOB, 2007.


 

Antonio Limongi de S. França, Co-Fundador da ECOCHAIN, mestre em Direito Econômico; doutor em Administração/Inovação/ Pós doutorando na Faculdade de Engenharia de Produção/Poli/USP: Pesquisa sobre Blockchain e Negócios Sociais.


 

Geovana Voltolini Biaggi Moraes, secretária Municipal de Saúde de Santa Cruz da Esperança SP. Coordenadora do Projeto Moeda Verde.Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo USP. Especialização em gestão de clínica e saúde do trabalhador.


 

Renato Rosa é especialista em Informações Tecnológicas com mais de 20 anos de experiência. Como Gerente de Programa de Transformação Digital para a América Latina da Frost & Sullivan, Rosa é responsável pela coordenação de projetos de pesquisa e consultoria, palestras e mesas redondas em eventos, disseminando informações sobre o mercado de TI e tendências para auxiliar as estratégias de vendas das empresas. Seu foco principal está diretamente relacionado a novas tecnologias como Data Center, Cloud, Big Data e Blockchain.


 

Maurício Vedovato é sócio de Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados, onde atua como coordenador da área de internet, mídia, telecomunicações, tecnologia e entretenimento. Ele tem mestrados em Direito e Política da Mídia e do Entretenimento pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (LL.M.) e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), bem como é graduado em Direito também pela USP. Maurício é relator do Grupo de Trabalho sobre Smart Contracts da Comissão Especial de Estudos sobre Blockchain da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT


 

Fernando Pavani é fundador e CEO da BeeTech, primeira empresa brasileira focada em soluções cambiais totalmente online. Atualmente, a Bee oferece dois produtos: a BeeCâmbio, primeira correspondente cambial brasileira 100% online, e a Remessa Online, primeira plataforma independente para transferências internacionais autorizada pelo Banco Central do Brasil 100% online, permite realizar transferências internacionais e disponibiliza os recursos em até dois dias. Fernando é sócio fundador da Empresa BeeCapital Holdings. É o responsável pela área degestão e novos negócios do grupo, bem como da área de desenvolvimento de novas tecnologias. Começou sua carreira em 2008, como Economista Júnior na BRZ investimentos. Em 2009, se tornou economista pleno pela Franklin Templeton Investments e em 2010 pela Itaú Unibanco Asset Management. Em 2011, foi promovido para Co-Gestor do fundo de renda fixa da gestora e foi nomeado “highest performer” em 2012. Fernando cursou Economia no Insper.


 

Bernardo de Souza Madeira é um experiente arquiteto de sistemas e consultor com um histórico de prestação de serviços de qualidade no multi-setor. Durante seus 20 anos de experiência na indústria de TI, atuou em pré-vendas, arquitetura, consultoria, treinamento e gestão de projetos, utilizando todo o tipo de tecnologias.

Bernardo possui vasta experiência em gestão de conteúdo, tecnologias cognitivas e transacionais, se envolvendo desde o desenho até o desenvolvimento e implementação da solução.

Hoje, é especialista certificado na plataforma Blockchain especializado na implementação de projetos utilizando o “stack” de Hyperledger Fabric e co-fundador de Smarchains, empresa especializada em consultoria técnica de de processos na implementação desta tecnologia.


 

Thiago Azevedo​, Diretor de Tecnologia da Sempre IT, parceira da Hyperledger no Brasil, especializado em arquitetura de soluções digitais. Cursou Processamento de Dados na FATEC. Fez, MBA na University of Manchester, no Reino Unido. A Sempre IT é uma consultoria brasileira de tecnologias disruptivas, focada em Transformação Digital. É a parceira pioneira no Brasil da Hyperledger no desenvolvimento de soluções de blockchain privada. Atua na habilitação e aceleração no processo de adoção de TI Bimodal, guia e implantação de soluções Cloud Services e práticas de DevOps.


 

Gustavo C S Cunha, sócio-diretor da Finlab, especialista em Planejamento Financeiro, ex-diretor de estatutário de banco internacional, investidor em fintechs, professor da B3, palestrante sobre temas relacionados a Blockchain e Criptomoedas e apresentador do programa F5 da InfomoneyTv.


 

Bruno Rossi, diretor de consultoria da ASM para a América Latina. Atua na área de inteligência de mercado há 20 anos, tendo trabalhado no mercado financeiro e na IDC como especialista sênior e gerente de consultoria para mercados de software. Rossi é administrador de empresas, com MBA pela FIA (Fundação Instituto de Administração), e especialização em marketing digital pelo IDM ( The Institute of Direct and Digital Marketing).


 

Fernando Mattoso Lemos, Trabalha inspirando líderes e empreendedores a transformar seus negócios em modelos sustentáveis e de alta performance através da Inovação Exponencial e Transformação Digital, visando a satisfação da Sociedade, Clientes, Empregados e Investidores. Tendo responsabilidade sobre os Programas de Inovação, Transformação Digital e Adoção de Nuvem bem como ações ligadas ao Empreendedorismo, Educação e Impacto Social.

Assumiu desafio em Agosto de 2016. Liderou a Vice-presidência de Tecnologia da Oracle para a América Latina, de 2013 a 2016, liderando os grupos de Arquitetura, Pré-venda e Evangelistas em inovação e transformação de negócios. Anteriormente, de 2009 a 2013, Lemos foi Vice-Presidente de Consultoria da Oracle, sendo responsável pela direção geral da operação, full P&L, vendas e entregas, para as práticas de Aplicações, Tecnologia e Arquitetura corporativa para o Brasil e América Latina.

Com 23 anos de experiência em Tecnologia de Informação, Lemos passou por empresas como a Diretor de Consultoria na BEA Systems, Soluções na CPM Sistemas, CTO na EverSystems e Engenheiro de Soluções e Inovação na Scopus. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, especialização em Orientação a Objetos pela Universidade de São Paulo (USP), MBA em Administração e Marketing pela Escola de Administração e Engenharia Mauá, além especialização em Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participou de programas de extensão educacional no IAE / Argentina, INCAE / Costa Rica, no Disney Institute / Orlando e Singularity University / USA.


 

Marco Ribeiro é formado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia
Industrial, possui mais de 20 anos de experiencia com tecnologia e segurança desenvolvendo projetos nacionais e internacionais, além de gestão de grandes crises na área cibernética pela Protiviti do Brasil. Atualmente também ministra aulas na Pós Graduação da FIA.