Palestrantes Confirmados

Courtnay Guimarães, cientista chefe de Blockchains e Senior Architect da Avanade, com a missão de aconselhar clientes a migrar seus modelos de negócio para o mercado global e digital, no Global Advisory Services. Sou co-founder e CTO da Tropix.io, uma plataforma global de serviços digitais para a indústria criativa, com portais de NFTs e outros tantos serviços. Além disso, estou Cientista Chefe da RCG Participações, uma Venture Builder brasileira. Também sou o Igniter dos coletivos Cogno School, um grupo de filosofia para executivos, The Black Hawk Nest Institute, um think tank sobre os problemas distópicos exponenciais da humanidade 6.0.

Estou a 35 anos na vida profissional, ja trabalhei em startups e empresas globais (Oracle, HP/HPE, SAP, Telefonica/Vivo) e para bancos (BTG, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Banco Central). Coordeno a comunidade Hard Fork Café, que tem uns 230 grupos sobre criptoativos e tecnologias correlatas desde 2016.

Tenho graduação em Economia, especializações em marketing (ESPM), mercados financeiros (Saint Paul), high frequency trading (Blitz SP) e atualmente sou doutorando em ciências da computação no Cesar.school, orientando do professor Silvio Meira, com uma tese de pesquisa orientada a resolver o problema de privacidade e posse de ativos em CBDCs.

Minhas principais ideias ainda estão aqui: https://medium.com/@courtnay/the-open-booking-art-1990f3369c15 e no canal do youtube.

Henrique Mascarenhas, contribui como CTO e head de blockchain na Brodr. Engenheiro de software com mais de 25 anos de experiência foi fundador de uma das maiores empresas de TI do Brasil - a RM Sistemas, vendida há alguns anos para a Totvs. Após fazer um dos maiores exit do segmento, resolveu se reinventar mergulhando profundamente no universo do Blockchain

Marco Carnut é sócio-fundador e CTO do Zro Bank, empresa de soluções tecnológicas em blockchain resultante da fusão das startups Bitblue e CoinWISE (da qual foi fundador e CEO). Cursou Ciências da Computação na UFPE e se especializou na área de Segurança de Sistemas de Informação pelo programa "Certified Information Systems Security Professional" do International Information Systems Security Certification Consortium.

Com mais de 20 anos de experiência na área, é autor de vários artigos científicos sobre segurança de redes de computadores e foi três vezes ganhador do prêmio Tércio Pacitti. Carnut também foi sócio-fundador e CTO da Tempest Security Intelligence, maior empresa do Brasil especializada em soluções de cibersegurança e anti-fraude.

Rafael Silva Pinto, gerente de Inovação na Rumo, engenheiro eletricista, possui mestrado e cursa doutorado na área de I.A. e otimização. Também possui MBA em Gestão de Negócios e Especialização em Data Science e Big Data. Possui experiência em projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Tatiana Revoredo é CSO na the Global Strategy. Membro fundadora da Oxford Blockchain Foundation. Especialista em Aplicativos de Negócios Blockchain pelo MIT. Estrategista em Blockchain pela Saïd Business School, University of Oxford. Especialista em Inteligência Artificial e Estratégia de Negócios pelo MIT Sloan e MIT CSAIL. Especialista em mitigação de riscos cibernéticos pela Harvard University.

Convidada pelo Parlamento Europeu para o the Intercontinental Blockchain Conference. Convidada pelo Parlamento Brasileiro para Audiência Pública sobre Blockchain e Criptoativos. Autora dos livros "Blockchain - Tudo o que você precisa saber", "Bitcoin, CBDC, DeFi e Stablecoins - Qual o futuro do dinheiro", e "Criptoativos no Cenário Internacional". Participou dos maiores eventos mundiais de Novas Tecnologias, como Word Web Forum, Business of Blockchain (MIT Media Lab), Blockchain & Fintech Symposium na Said Business School - University of Oxford, EthCC Paris, Consensus, 1st Crypto Finance Conference, 1st Global Blockchain Congress, entre outros.

DanielRochC, formado em Administração pela PUC-RJ e empreendedor serial desde 2005. Iniciei minha carreira no meio corporativo, onde era trader na mesa de câmbio do antigo banco francês CCF comprado pelo atual HSBC. Atuei também na área de planejamento estratégico da Aracruz Celulose e fiz parte da área de estratégia de novos negócios da Michelin Latin America. Saí do mundo corporativo definitivamente em 2005, onde invisto meu tempo, dinheiro e energia em projetos de tecnologia, buscando sempre desenvolver tecnologias inovadoras, novos serviços e patentes. Na CERTUL, com a revolucionária tecnologia blockchain, criamos a inovação através de uma nova jornada para os documentos, com assinatura eletrônica, registros e pagamentos. Isso para os mais diversos tipos de segmentos.

Hugo Pierre, CEO Founder da startup Growth Tech e Co-Founder da startup Digi, ambas com forte atuação nos mercados imobiliário e de soluções em Blockchain. Nessas startups já foram desenvolvidos inúmeros projetos pioneiros.

Profissional de tecnologia há mais de 15 anos, passou bom tempo em multinacional líder de segmento, em posições gerenciais e de liderança. Pós-graduado em gestão de projetos, gestão estratégica de TI e big data & data Science. É também certificado PMP, pelo Project Management Institute, PMI.

Mateus Bonadiman, empreendedor com mais de 10 anos de experiência em consultoria na área de sustentabilidade e carbono. Atuou em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de software e negócios. Possui graduação em Engenharia Elétrica (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (2004) pelo Instituto Tecnológico de
Aeronáutica (ITA) e MBA em Gerenciamento de Projetos (2008) pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV). Durante o período de formação (graduação e mestrado) desenvolveu projetos de
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de antenas (micro-ondas) onde publicou inúmeros artigos científicos. Após este período, atuou na área de tecnologia, na área de desenvolvimento de software, como Engenheiro Sênior e, posteriormente, como Gerente de Projetos no Instituto Nokia de
Tecnologia (INdT) entre 2007 e 2009. Depois, também na área tecnológica, atuou como Gerente de Negócios na Engineering Simulation And Scientific
Software (ESSS).

Ronaldo Sodré Santoro começou sua carreira profissional aos 17 anos na Sodré Santoro Leilões, em 1989. Em 1996, assume a área de TI da empresa, onde fica por quase quatro anos. Na década de 90, Ronaldo criou o primeiro site de leilões quando a internet ainda se popularizava no Brasil. Em 1999 ele conseguiu um investimento do Unibanco para construir a Superbid, primeira plataforma para realização de leilões online. Em outubro de 2020, com a equipe de tecnologia da rede Bom Valor, lançou também a plataforma "Os Leiloeiros", uma rede social e solução digital que visa trazer mais segurança para os compradores do mercado de leilões.

Vanessa Grunwald é especialista em inovação tecnológica na CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Possui +9 anos de experiência na área de comercialização de energia e foi selecionada como uma das 100 jovens lideranças do setor elétrico mundial pelo World Energy Council em 2019 (WEC FEL-100). É formada em Engenharia Química pela UFSC e possui MBA em Setor Elétrico pela FGV. Neste último publicou sua tese sobre "Aplicações da Tecnologia Blockchain na Comercialização de Energia no Brasil".

Há mais de 25 anos Daniel Cardoso atua no setor de TI, sempre em empresas líderes. Essa evolução constante é o que o mantém motivado. Ele se sente privilegiado por ter participado de alguma forma e colaborado neste extraordinário processo de mudança do mundo por meio da tecnologia.

Grande parte dessa época morou e trabalhou no Brasil. Atualmente mora na Flórida-EUA, onde está junto com a Cloudflare, ajudando os clientes brasileiros a terem mais segurança e performance. É graduado em Information Technology na PUC-RJ.

Julieti Brambila, head do Jurídico e Compliance do Alter, a primeira cripto conta do Brasil. Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Conselheira da ABCripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia), onde teve participação na construção do primeiro Código de Autorregulação do setor de criptoativos. Estuda o Universo de finanças descentralizadas desde 2012. Realizou uma das primeiras produções acadêmicas sobre Bitcoin e seus paradigmas no âmbito do direito. Possui larga experiência em business law e compliance financeiro.

Otavio Soares, formado em Processamento de Dados e pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília (UCB), possui MBA em Sistemas da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Política Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG). Empresário, com grande experiência no mercado governo, atua também no segmento audiovisual e com startups. É Fundador e COO da GoLedger, fabricante líder na tecnologia de blockchains permissionados no país, Co-Fundador e Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Over-The-Top's (ABOTT's).

Sérgio Ribeiro, especialista em Segurança e Privacidade no CPQD, possui experiência em gestão de riscos e proteção de infraestruturas críticas (CIP e CIIP), segurança em IoT, segurança em tecnologias blockchain, identidade digital, segurança em comunicação de defesa, cyberwar e crime digital.

Possui mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e, há mais de 20 anos, vem se dedicando e trabalhando com assuntos relacionados à Segurança da Informação

George Marcel Smetana, formado em engenharia elétrica - computação e sistemas digitais, com mestrado na área. Trabalhou na scopus em projetos de mobile banking, mobile payment, internet banking, seguros e gamificação. Atualmente, é especialista do departamento de pesquisas e inovação do Bradesco, onde é o responsável pela frente de blockchain / distributed ledger.

Luiz F. Jeronymo é o Diretor de Soluções para Clientes da R3 para a América Latina, responsável pelo engajamento com clientes no design de soluções de Blockchain, Computação Confidencial e no desenvolvimento de novos negócios. Com vários anos de experiência como Arquiteto de Soluções para o setor Bancário e Financeiro, contribuiu em diversos projetos de transformação e adoção de novas tecnologias para instituições financeiras brasileiras. É graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá, possui MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIA e Mestrado em Sistemas de Informação e Organização de Empresas pelo IAE - Universidade Pierre Mendes em Grenoble

Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil. É responsável pela prospecção de novas oportunidades de negócio e pela cocriação de soluções para o consumidor, oferecendo suporte aos clientes no desenvolvimento de suas estratégias.

Jatobá liderou importantes projetos da Visa no Brasil, como a chegada do São Paulo Innovation Center, a introdução dos wearables de pagamento, a implementação de soluções como a tokenização, o Visa Checkout e a cocriação do primeiro chatbot do varejo eletrônico no País.

Taynaah Reis, CEO e fundadora da Moeda Semente, dedicou todo seu campo de estudo na utilização de diferentes plataformas tecnológicas em prol de corrigir desigualdades historicamente impostas pelo sistema bancário tradicional. Cursou economia na Universidade de Brasília e, em seguida, formou-se em Inteligência Artificial no Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Cibersegurança e Inovação Disruptiva pela Harvard Business School e em Governança Ambiental pelo Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento.

Durante um hackathon da ONU viu no blockchain a oportunidade de alcançar a democratização financeira. Eram os primeiros passos para que, em 2017, criasse o ecossistema Moeda, pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que, hoje, conta com diversas soluções para uma economia igualitária, justa e acessível. Em 2021, foi escolhida para integrar o programa Mastercard Start Path.

Como criadora da primeira fintech brasileira de impacto social, foi reconhecida pela Forbes entre os 12 jovens empreendedores mais inspiradores de 2018 e uma das lideranças em blockchain no Brasil em 2019. É integrante do Laboratório de Inovação Financeira liderado pela CVM e BID e trouxe para a Moeda o seu propósito de vida: humanizar as finanças e distribuir impacto.